terça-feira, 5 de outubro de 2010

INTRODUÇÃO Á TECNOLOGIA DIGITAL, COMO VOCE ANALISA AGORA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS, PRINCIPALMENTE DA INFORMATICA NA SUA ESCOLA? COMO FICA SUA POSTURA PROFISSIONAL DIANTE DESTA ANÁLISE?

O texto estruturado na atividade anterior, ressalta bem a importância da compreensão e utilização das tecnologias da informática no contexto escolar.Torna-se necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Do quadro de giz aos computadores ligados à internet, passamos por tecnologias das mais diferenciadas que, utilizadas adequadamente, auxiliam no processo educacional. Professores e alunos já utilizam, há algum tempo, a TV, o vídeo, o DVD, o rádio e já estão fazendo uso dos computadores, internet, TV e Pendrive. É os resultados do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas serão apresentados mediantes as atividades realizadas pelos professores em suas respectivas disciplinas. Aconselha - se pesquisa de natureza qualitativa. E verifica - se, a importância dos diversos recursos tecnológicos no ensino, sob a ótica do papel do professor na renovação da prática pedagógica e da transformação do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento. Evidenciando-se na necessidade de uma prática de reflexão sobre a importância dos recursos didáticos, através de uma proposta que justifique a sua utilização. No entanto, quando uma nova tecnologia é introduzida em um determinado contexto, ela é inicialmente utilizada para fazer a mesma coisa que se fazia sem ela - só que agora de uma forma um pouco mais eficiente ou aperfeiçoada. As tecnologias só é usada de forma inovadora na Educação quando ela nos permite fazer coisas que sem ela dificilmente conseguiríamos fazer.
Usar o computador para continuar realizando as tradicionais tarefas de decorar não vai mudar em nada a educação e, além disso, será um grande desperdício do potencial que esse novo instrumental parece ter.
Parece haver uma grande confusão, por parte dos criadores de softwares educativos no que diz respeito ao aprender com prazer. A maioria deles parece confundir essa ideia com a de brincar ou aprender por mágica.
Muitos softwares ditos como educacionais são criticados por SCHANK (1994), que classifica a maioria deles como ‘lixo’. Ele acredita que os criadores e as pessoas que desenvolvem esses programas não entendem muito sobre aprendizagem e, por causa disso, acabam indo em direção à diversão, deixando de lado a proposta inicial de fazer um programa educacional.
Quando há um tentativa de se criar um softwares Educacional, aparecem pessoas que se intitula “Professor” que não possui uma visão holística na relação ensino aprendizagem utilizando o computador como mais uma ferramenta pedagógica.
O verdadeiro professor utiliza a ferramenta e cria condições para que a aprendizagem ocorra como um processo dinâmico, envolvendo, a reflexão explicada, a construção do conhecimento explicada por Piaget; um ambiente em que o aluno é sujeito da aprendizagem, conforme Freire e em que o professor atua como mediador.
Quanto minha postura equanto profissional após analise do contexto educacional que estou inserida, afirmo que há muito a se fazer para que possamos contemplar esta conquista. hábitos precisam ser mudados. rotinas modificadas e muitos medos excluidos. Afinal no mundo tecnologico, precisamos ser cautelosos mas nunca medrosos.
No espaço que trabalho é preciso; ensinar e aprender com as TIC; Oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:


  • Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
  • Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
E enquanto cursista acredito que junto aos demais cursistas da mesma escola poderemos, elaborar projetos com objetivos de capacitar os professores e/ou outros funcionários para que eles possam desenvolver projetos e /ou ações a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. em nosso caso o Laboratório de Informática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário